É uma técnica da fisioterapia que, através da massagem, ativa a circulação linfática eliminando as toxinas e substâncias não necessárias ao corpo.
A Drenagem Linfática possui funções básicas: além de desintoxicar contribuir para eliminação de líquidos, ativar o sistema imunológico, também atua como analgésico.
Após cirurgias plásticas (abdominoplastia e lipoaspiração) alivia hematomas e inchaços. Auxilia no tratamento da celulite, cujo acúmulo se deve à falta de movimentos locais, que provoca a estagnação da linfa nas células de gordura, é indicada em linfedemas e patologias angiológicas, movimentando a linfa em direção aos gânglios. As toxinas são liberadas através dos rins.
A drenagem feita por profissional qualificada utiliza técnicas e conhecimento. Principalmente em casos pós-operatório, fique atento com a formação do profissional a quem você vai confiar sua recuperação. Drenagem linfática não é apenas uma "massagem".
Saiba mais sobre a drenagem em gestantes.
Endermoterapia é um procedimento estético realizado por meio de um aparelho que produz sucção e rolamento, para eliminar toxinas, para reduzir a celulite e a gordura localizada.
É complementar ao trabalho feito com a drenagem linfática para casos estéticos. Pode ser feito em atendimentos a domicílio, uma vez que o aparelho usado é portátil.